Contando na ponta dos dedos, ao todo, o Campeonato Intermunicipal de 1999 criou exatos dez problemas para o Departamento do Interior da FBF. Além das medidas administrativas, todos os processos foram enviados para o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação. Foram eles:
1º - Itapetinga x Coaraci, dia 16 de agosto. O técnico da seleção de Itapetinga, o ex-jogador Edelvan Menezes, agride com um tapa no rosto o auxiliar de linha Dernivaldo Ribeiro.
Conseqüência: A seleção de Itapetinga é punida com a perda do mando de campo por dois jogos, e o técnico Edelvan Menezes foi eliminado da competição,
2º - Araci x Serrinha, dia 23 de agosto. O atleta Elson Nascimento, de Araci, durante o jogo, agride o árbitro da partida, Arivaldo Vieira, com um soco.
Conseqüência: A seleção de Araci é punida com a perda do mando de campo por dois jogos, e o atleta Elson Nascimento foi eliminado da competição.
3º - Governador Mangabeira x Conceição da Feira, dia 30 de agosto. Durante o jogo, o atleta Genílson Oliveira agride com um soco o árbitro André Luís Brandão.
Conseqüência: A seleção de Governador Mangabeira é punida com a perda do mando de campo de dois jogos, e o atleta Genílson Oliveira eliminado da competição.
4º - Itamaraju x Itabela, dia 30 de agosto. O procurador da Liga Amadora de Itamaraju, Newton Mateus, invade o campo e agride o árbitro Nivaldo Alves Pereira.
Conseqüência: A seleção de Itamaraju é punida com a perda do mando de campo de dois jogos, e o procurador Newton Mateus é eliminado da competição.
5º - Canavieiras x Buerarema, dia 30 de agosto. O técnico da seleção de Canavieiras, Lucimar Matos, invade o campo e agride o árbitro Antônio Carlos Simões. Forma-se um grande tumulto e o jogo é suspenso pelo árbitro com o placar parcial de 1x1.
Conseqüência: A seleção de Canavieiras é punida com a perda do mando de campo de dois jogos, o técnico Lucimar Mattos é eliminado da competição, e Buerarema ganha os pontos da partida que foi suspensa por culpa do adversário.
6º - Almadina x Coaraci, dia 6 de setembro. A seleção de Almadina utiliza dois jogadores, Renan Medrado e Augusto César, com dupla identidade.
Conseqüência: A seleção de Almadina perde os pontos da partida, adjudicados em favor de Coaraci, e os dois atletas são eliminados da competição.
7º - Uruçuca x Ibirataia, dia 6 de setembro. A seleção de Uruçuca utiliza na partida dois jogadores, Marcelo Conceição e Gilderlan França, sem estarem devidamente inscritos, porque a Liga enviou a documentação pelos Correios e não chegou no tempo legal ao Departamento de Registros da FBF.
Conseqüência: A seleção de Uruçuca, que venceu o jogo por 4x2, perde os pontos que são adjudicados para a seleção de Ibirataia.
8º - Teixeira de Freitas x Itabela, dia 20 de setembro. A seleção de Teixeira de Freitas utiliza na partida o jogador Benevaldo Henrique com dupla identidade, com a inscrição em nome de outro atleta, César Reis Francisco.
Conseqüência: A seleção de Teixeira de Freitas, que venceu a partida por 6x3, perde os pontos, adjudicados em favor da seleção de Itabela, e o atleta Benevaldo Henrique é eliminado da competição.
9º - Ubaitaba x Ibirataia, dia 20 de setembro. A seleção de Ubaitaba, que precisava de um bom saldo de gols para se classificar para a segunda fase, vence o jogo por 16x1. O Departamento do Interior apura a denúncia de mutreta na partida, anexas relatórios, aponta testemunhas e envia o processo para o Tribunal de Justiça Desportiva da FBF.
Conseqüência: A 3ª Junta Disciplinar do TJD da FBF, por unanimidade, três votos a zero, julgou procedente a denúncia, decide eliminar a seleção de Ubaitaba da competição, e suspender as Ligas de Ubaitaba e Ibirataia por 180 dias.
10º - Governador Mangabeira x Piritiba, dia 27 de setembro. A seleção de Governador Mangabeira utiliza, com anuência da Liga, o atleta Genílson Oliveira, que tinha sido eliminado da competição por agressão ao árbitro, com dupla identidade, utilizando o cartão do atleta Jorge Luís Conceição.
Conseqüência: A seleção de Governador Mangabeira, que tinha vencido o jogo por 1x0, perde os pontos, adjudicados para Piritiba, e a Liga do Município, por ter descumprido determinação da FBF, é suspensa por 360 dias.
Ednaldo Rodrigues comandava na época o Departamento do Interior da FBF e esteve junto a todos esses problemas.