quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fluminense de Camaçari


O atual Camaçari nasceu com um nome diferente, este era Fluminense de Camaçari, sua primeira participação no futebol profissional ocorreu em 1989 quando tornou-se vice-campeão da 2ª Divisão ao empatar os dois jogos da final, 2 a 2 em Camaçari e 0 a 0 em Riachão do Jacuípe contra o tradicional Jacuipense que faria no ano seguinte sua estréia na 1ª Divisão. Ambos os clubes eram novatos e surpreenderam os tradicionais ABB, Estrela de Março, Guarany e Ypiranga.

A foto é do arbitral da 2ª Divisão de 1989, constam na foto da esquerda para a direita: Luiz Carlos da Luz, diretor de futebol do Ypiranga, Gino Soares, presidente do Fluminense de Camaçari e Ronaldo, presidente do Jacuipense

Higino Santana Soares, o Gino, foi o primeiro presidente da era profissional e responsável pela montagem do time vice-campeão em 89, foram poucas semanas para formar a equipe, a primeira profissional da história do Fluminense de Camaçari. Em 1991 finalmente veio o título e o acesso, junto com eles a troca de nome para Camaçari Futebol Clube, a equipe, nascida em 1968, chegou a ser rebaixada em 1996, mas obteve o título da 2ª Divisão em 1997 e não mais foi rebaixada. Eis o primeiro time profissional do Fluminense:



3 comentários:

  1. Daniel, relíquias estas fotos! Permita-me uma correção o segundo jogo da final de 1989 foi na vizinha cidade de Conceição do Coité (estava lá neste dia), pois, o estádio Eliel Martins estava sem condições de jogo. Parabéns pelo acervo.

    ResponderExcluir
  2. Daniel, Mauro tem razão o segundo jogo da final de 1989 foi na vizinha cidade de Conceição do Coité, eu, perdi o titulo no 2x2 em camaçari.

    ResponderExcluir
  3. Gino, faltou na foto Marcelo (onça) o zagueiro da final.

    ResponderExcluir