sábado, 29 de janeiro de 2011

O retorno do Granadeiro - Parte 1 (1985)

Em 1984 o Galícia interrompeu sua série que ultrapassou cinco décadas de participações consecutivas na 1ª Divisão do Campeonato Baiano. Com dificuldades financeiras o clube desistiu de disputar o campeonato tendo de retornar em 1985 na 2ª Divisão.

Em 1985 se inscreveram na competição seis clubes, o campeonato foi disputado em turno e returno com uma final decidindo o acesso entre os dois campeões de turno. Além do Galícia jogaram Bahia de Feira, Botafogo de Santo Amaro, Estrela de Março, Guarany e São Cristóvão.

Na primeira rodada o granadeiro bateu o Guarany por 2 a 0, na seguna rodada a única derrota: 2 a 1 para o São Cristóvão. Em seguida empate com o Bahia de Feira e goleada de 8 a 0 sobre o Estrela de Março, com esse resultado Galícia e Bahia de Feira estavam empatados em primeiro lugar, mas o granadeiro levava vantagem na diferença de gols. Na última rodada o Bahia de Feira goleou por 3 a 0 o São Cristóvão enquanto o Galícia levou o turno ao vencer por 2 a 1 o Botafogo de Santo Amaro.

No segundo turno a campanha do granadeiro foi avassaladora: 1 a 0 no Estrela de Março, 3 a 0 no Guarany e vitória contra o Bahia de Feira, para o confronto contra o Botafogo em Santo Amaro bastava uma vitória para vencer o turno e conquistar o título por antecipação. O jogo foi um massacre: 4 a 1 de virada para o Galícia e volta triunfal à 1ª Divisão. Não existem registros sobre a última rodada que, aparentemente, foi cancelada devido a falta de importância dos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário